Escolha uma Página

Qual a diferença entre endereço comercial e endereço fiscal ? 

Por se tratar de um mercado ainda desconhecido por grande parte dos empresários, os escritório virtuais ainda deixam muitas dúvidas, e até mesmo desconfianças. Toda a confusão começa já com os termos utilizados. O que é um endereço fiscal? E um endereço comercial? Será que isso é mesmo vantajoso para a sua empresa?

Por esse motivo vamos abordar neste artigo a diferenciação entre o endereço comercial e o endereço fiscal, além de destacar alguns cuidados que você precisa observar ao contratar um escritório virtual. Vamos lá!

Quando você faz a abertura de sua empresa, é obrigatório que seja informado um endereço para o registro. Esse é o endereço fiscal. Aquele que é utilizado para fins de registros mas não precisa ser obrigatoriamente o mesmo endereço onde as atividades comerciais realmente acontecem.

O grande ponto do endereço fiscal é que ele precisa ser aceito pela prefeitura da sua cidade, e, quando ele não está em seu nome, é necessário uma autorização do proprietário. Outra opção, mais simples, é a utilização de um endereço fiscal fornecido por um escritório virtual.

Já o endereço comercial é aquele que você utiliza no dia a dia. Aquele que está em seu cartão e que os seus clientes conhecem. Aqui, muitas empresas tentam encontrar um endereço central e bem localizado, para passar credibilidade ao público. Como o aluguel de salas comerciais centrais possuem um valor bastante elevado, uma boa opção é a utilização de um endereço através de um escritório virtual.

Por que não utilizar o endereço de sua contabilidade?

Muitas empresas optam por utilizar o endereço comercial ou fiscal de seu escritório de contabilidade. Porém, essa prática apresenta diversas desvantagens quando comparada aos serviços de um escritório virtual.

  • O escritório virtual é especialista nesse tipo de serviço, enquanto um escritório de contabilidade é especialista em contabilidade, prestando o serviço de fornecimento de endereços de forma generalista;

  • Um escritório virtual vai prestar um serviço personalizado, observando as preferências e necessidades especificas em relação a atendimentos;

  • O escritorio virtual pode te ajudar, como se fosse uma consultoria ,  dando orientações em alguns momentos de decisão  na hora de empreender, sem cobrar nada por isso;
  • O escritório virtual pode direcionar de forma mais precisa e rapida as pessoas que procuram sua empresa;

  • O serviço de atendimento, seleção de correspondências e encaminhamento para o cliente em um escritório virtual será mais preciso e com menor risco de erro;

  • A contabilidade certamente vai ter o foco no seu objetivo principal, que é a contabilidade e obrigações fiscais do cliente e não numa atividade acessória ou secundaria.

Cuidados que você precisa ter ao contratar um escritório virtual

Apesar das vantagens da utilização de um escritório virtual, é sempre bom tomar alguns cuidados para evitar complicações. Veja alguns deles:

  • Tenha certeza de que o imóvel é de propriedade do escritório virtual. Se for uma sala alugada e ela precise ser devolvida para o proprietário, todas as empresas que estão registradas naquele imóvel terão que fazer uma alteração de endereço no contrato social, e demais endereços fiscais. Essas operações terão um custo alto, podendo chegar a R$2.000,00;

  • Certifique-se que o escritório virtual está com as obrigações fiscais em dia. Para isso, basta fazer uma rápida pesquisa nos sites de fiscalização (Sefaz e Receita federal). Assim, você terá certeza de que está contratando uma empresa idônea , evitando problemas futuros na obtenção ou renovação de seu alvará;

  • Leia bem o contrato e todos os serviços que estão inclusos. Não deixe de tirar todas as suas dúvidas e ter certeza de que tudo o que você pretende utilizar está dentro do que você está contratando. Seria uma situação bem chata marcar uma reunião com um cliente e descobrir que não pode utilizar salas de reunião, não é?

  • Observe o atendimento , a rapidez no retorno , a comunicação. Assim, você poderá ver se realmente atende às suas necessidades na comunicação diária.

  • Prefira escritorio virtual que já estão no mercado há alguns anos, a experiencia sempre conta muito.
  • Com a informatização nos processos de registro de uma empresa muitas barreiras deixam de existir. Hoje você consegue abrir uma empresa sem sair do seu home office. Muitos escritorio virtuais já atendem clientes que precisam de um endereço comercial ou fiscal mesmo não entando fisicamente no mesmo municipio. É o fenomeno da globalização aliando a informatização dos processos burocraticos com estimulo ao empreendedorismo .

Conseguiu tirar algumas de suas dúvidas sobre os escritórios virtuais? O conteúdo apresentado foi útil para você? Deixe o seu comentário.

#empreender #empreendedorismo #registrarCNPJ  #escritoriovirtual #endereçofiscal #escereçocomercial