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Os escritórios de contabilidade não estão imunes a inadimplência

Os problemas com inadimplência são uma grande preocupação das empresas brasileiras. E não poderia ser diferente: cerca de 39% da população adulta do Brasil possui dívidas a serem pagas.

Com os escritórios de contabilidade não é diferente. De acordo com um levantamento realizado pelo Jornal Contábil, cerca de 66% dos escritórios de contabilidade afirmam que houve um aumento significativo no atraso do pagamento dos honorários entre 2015 e 2016.

A ausência do pagamento dos clientes pode ser o principal fator na falência de um negócio, afinal, sem capital de giro é muito difícil prosseguir com as operações. Para que você consiga levar o seu escritório de contabilidade para longe da inadimplência, separamos algumas dicas especiais. Confira!

Organização financeira é fundamental

O primeiro passo para lutar contra a inadimplência é dominar os seus controles financeiros. Como você conseguirá identificar quem são os clientes inadimplentes e qual é o valor devido se não conseguir visualizar isso nos seus controles?

Registre todas as operações de entradas e saídas de recursos do seu escritório de contabilidade e faça o controle das contas a pagar e contas a receber. Dessa forma você sempre saberá qual é a situação financeira atual e quem são os clientes inadimplentes.

Implemente um sistema de cobrança

Realizar a cobrança de dívidas é sempre uma tarefa complicada. Você precisa cobrar o cliente sem ser ofensivo, mas, ao mesmo tempo, precisa fazer com que ele pague o que lhe é devido.

A melhor forma de solucionar isso é implementar um sistema efetivo de cobrança. Estabeleça padrões a serem seguidos em todos os casos: tempo de espera antes do primeiro contato, envio de mensagens, inscrição nos serviços de proteção ao crédito e outras medidas legais.

Entenda o cliente e procure negociar as dívidas

Nem sempre a cobrança agressiva é a melhor opção. Na verdade, é mais provável que você consiga ver o seu dinheiro de forma mais rápida se contatar o cliente para renegociar a dívida em condições mais favoráveis para ele.

Mantenha um histórico de clientes

Imagine que você tenha um cliente que demorou 6 meses para pagar o que era devido e, no ano seguinte, ele volta a contratar os serviços do seu escritório. O melhor a ser feito é conceder o mínimo de crédito possível, com preferência para o pagamento à vista, certo?

Do mesmo modo, um cliente fiel que sempre paga em dia pode merecer uma credibilidade maior. Ou seja, conhecer a fundo os seus clientes pode ajudar bastante na redução da inadimplência do seu escritório de contabilidade. E manter um histórico de cada um deles é uma ótima solução.

Lembre sobre o pagamento antes do prazo

Você faz uma compra e esquece de fazer o pagamento dentro do prazo. Por isso, precisa ir novamente até a loja para pagar com juros e multas. Como é um grande trabalho a mais, acaba deixando para o dia seguinte até que vire uma bola de neve. Você já viu uma situação semelhante?

Muitas vezes os seus clientes não deixam de fazer o pagamento por má-fé, e sim por esquecimento. Por isso, lembrar sobre o pagamento alguns dias antes do vencimento pode ser uma forma muito efetiva de contornar os altos índices de inadimplência.

Faça uma análise antes de conceder crédito

Grande parte dos seus clientes são pessoas jurídicas, certo? Isso permite que você faça uma análise sobre os seus clientes antes de conceder o crédito, afinal, é mais fácil obter informações a respeito de empresas do que de pessoas físicas.

É possível pesquisar sobre o histórico e a credibilidade dos seus clientes, além de acessar as suas demonstrações contábeis para verificar qual é a situação patrimonial. Dessa forma, você pode evitar a concessão de crédito para clientes que estão mal financeiramente.

Como você lida com a inadimplência no seu escritório de contabilidade? Acha que é possível reduzi-la com as dicas apresentadas neste artigo? Deixe o seu comentário!