Escolha uma Página

Profissionais que prestam serviços profissionais de suas próprias casas são cada vez mais comuns no mercado. Se trata de uma tendência que acompanha a evolução do mercado e as condições da sociedade como um todo – já que trabalhar em casa reduz o fluxo de carros nas ruas e congestionamento, por exemplo.

Porém, outra tendência surge juntamente com os home offices: os escritórios virtuais, que são empresas que disponibilizam a outros profissionais a infra-estrutura de um escritório – endereço físico e fiscal, pessoal, mobiliário, atendimento telefônico, salas de trabalho, serviços de apoio administrativo , etc.

Veremos neste artigo as características do home office e do escritório virtual, ressaltando que os dois funcionam de forma complementar.

Home Office

Há alguns anos eram feitas previsões de que no futuro as empresas abandonariam as sedes físicas e o trabalho seria realizado da casa de cada um dos profissionais. Essa realidade ainda não se concretizou completamente mas já vemos hoje em dia que alguns setores de grandes empresas funcionam de forma remota, sendo a grande maioria de profissionais que aderiram ao home office são os liberais.

Para quem trabalha com a prestação de serviços a outras empresas ou pessoas e não necessita de equipamentos específicos que tornem a atividade inviável, o trabalho de casa é uma ótima opção. E isso acontece principalmente pela grande redução de custos.

Vamos pegar como exemplo um ilustrador. Ele pode contratar seus clientes e fazer todo o seu trabalho sem sair de casa. Então, por que gastar com aluguel, transporte, manutenção e todos os demais custos de uma sala comercial, não é mesmo?

Porém, o home office possui algumas limitações:

  • O investimento com materiais deve ser feito todo pelo profissional;

  • Pode ser complicado atender os clientes pessoalmente;

  • Algumas atividades podem ser inviáveis de ser realizadas em ambiente doméstico;

  • Para trabalhos em equipe, a falta de comodidades para esse fim podem se tornar um empecilho.

Escritório Virtual

Os escritórios virtuais nasceram da necessidade que muitos profissionais têm de utilizar uma sede física de forma não constante sem os altíssimos gastos que surgem junto com essa sede.

Dentre as vantagens da utilização de um escritório virtual estão:

  • Transmissão de uma imagem profissional da empresa para os clientes, para o governo, para as instituições financeiras, para os parceiros e para o mercado como um todo;

  • Local para atendimento de clientes e reuniões;

  • Viagens de negócios para locais onde a empresa não conta com filiais;

  • Local físico para a execução de atividades temporárias ou eventuais;

  • Realização de atividades de caráter sigiloso ou estratégico que precisam ser executadas em um local diferente.

Como é possível notar, o escritório virtual alia algumas vantagens já trazidas pelos home offices com algumas necessidades que esse público enfrenta, conforme apontamos anteriormente.

Home office ou escritório virtual?

As duas opções funcionam de forma complementar, oferecendo todas as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de todas as atividades de um profissional liberal e auxiliando as empresas com alguns detalhes pontuais.

Os escritórios virtuais são uma ótima opção para profissionais liberais e para empresas que necessitam de um local físico para utilização temporária, conseguindo preencher as lacunas de limitações dos home offices.

Você já teve experiências com um home office ou com um escritório virtual? Gostou do conteúdo apresentado? Deixe o seu comentário!

#homeoffice #escritoriovirtual #endereçocomercial #endereçofiscal